A palavra 'abolição" significa ato ou efeito de abolir, extinção. Para entender a abolição é necessário compreender como foi o inicio da implantação do regime escravista, porque foram trazidos povos da África para serem escravos no Brasil, quais as lutas que esses africanos realizaram para se libertar, como a sociedade da época vivia e convivia com a escravidão e a abolição.
Entre os povos antigos que habitavam as margens do Mediterrâneo (séculos IV e V a.C), eram comum o regime escravistas. Os egípcios, os gregos, os romanos, apenas para citar os mais conhecidos, ao conquistarem outro povo, muitas vezes o transformavam em escravos. Os povos primitivos também tinham o hábito de escravizar os povos inimigos, quando derrotados.
No regime escravista, o homem, a a mulher, crianças ou o povo transformado em escravo não é mais considerado um ser humano. O proprietário do escravo, ou o senhor, tem todos os direitos sobre ele - trocar, vender, obrigar a trabalhar todos os dias sem parar e, até, matar.
O processo de adoção do trabalho escravo nas sociedades que se organizavam na América do Sul, Central e do Norte foi acompanhado por toda uma justificativa. A igreja católica nos séculos XIV ao XIX foi uma das instituições que muito difundiram a i´deia de que a escravidão era uma decorrência natural da lei de Deus. Segundo a igreja, só após a conversão ao cristianismo é que esses povos poderiam vir a ser considerados seres humanos.
PARA SABER MAIS LEIA
Reinventando a Liberdade . A Abolição da Escravatura no Brasil . Antonio Torres Montenegro .
Atual 1989 . 73 páginas
0 comentários:
Speak up your mind
Tell us what you're thinking... !