Se você começou a ler este artigo com certeza deveria está em busca do assunto citado no título acima; ou talvez, esteja lendo apenas por pura curiosidade.
Mas. Vamos lá. De início vamos ilustrar que em um país 1% dos mais ricos detém 43% de toda a riqueza, e 19% têm outros 50% das riquezas, portanto é estimado que 20% de todas as famílias desse país ilustrado controlem 93% de toda a riqueza do país.
O que sobra para o todo o resto, para os outros 80% dos cidadãos desse país? Infelizmente 80% dessas pessoas possuem apenas 7% da riqueza desta nação. E pior que isso. Os 40% mais pobres da população deste país detêm apenas 0,3 da riqueza deste pais. São disparidades enormes de distribuição de renda entre os ricos e todos os outros. E não é diferente em outras partes do mundo. Ou seja. No seu mundo ou no mundo real que não é imaginado.
É evidente que os ricos estão ficando mais ricos, e os pobres estão cada vez mais pobres. É um cliche, claro, mas também é mais evidentemente verdadeiro. Se você que está lendo este artigo neste momento esteja no 1% mais rico, a sua vida está ganha.
As pessoas perdem suas casas, seus empregos, seus bens e suas posses e suas esperanças. Você pode concordar que a riqueza mundial nunca esteve tão mal distribuída quanto atualmente e que as maiores disparidades estão na América Latina e na África.
E, como todos sabemos, riqueza leva ao poder. Olhe para aqueles que possuem cargos elevados, cargos de poder. Provavelmente eles estão entre os 19%, 20%, 50% ou 90% descritos no 2ª paragrafo. Branko Milanovic, economista-chefe da divisão de pesquisa do bando Mundial em Washington, D.C. afirma que "Temos uma elite entrincheirada que basicamente mantém suas posições elevadas em detrimento de todos os outros". Os ricos possuem os cargos mais poderosos. Eles controlam todos os outros. São esses fatores que levam à repressão e, em muitos dos casos, às revoluções e rebeliões desencadeando colapsos da sociedade com o aumento das desigualdades e a diminuição das liberdades civis e dos direitos humanos por parte dos governos.
0 comentários:
Speak up your mind
Tell us what you're thinking... !