O que leva o povo a rebelar-se com o governo? Em geral, existem alguns fatores chaves que levam o povo a realizar rebeliões definitivas.
Primeiro, uma grande parcela da população e extremamente frustrada e descontente com o governo. O apoio de todas as pessoas pobres e de classes rurais é a chave para derrubar um regime repressivo. Todos, exceto os líderes e seus comparsas.
Segundo, a maioria da população, não importando qual sua classe econômica e social, concorda que as condições são tão ruins que a única maneira de remediar as circunstâncias atuais é derrubar o governo.
Terceiro, a chamada elite vota pela rebelião. Isto é similar ao primeiro critério: a maioria das pessoas se une e tenta derrubar o governo repressivo. Se os intelectuais apoiam a causa, melhor.
Quarto, uma grave crise paralisa a capacidade do regime repressivo de usar a força contra o povo. Essas crises podem assumir a forma de colapso econômico, sem empregos, sem comida, muitas guerras, líderes corruptos, uma elite que detém todo o dinheiro e poder. Um exemplo foram as várias rebeliões que ocorreram em todo Oriente Médio em 2011.
E Quinto, uma grande rebelião pode ser iminente se nenhum outro governo intervém para ajudar as pessoas.
Em resumo os cinco critérios necessários para uma rebelião: descontentamento das massas, dissidência da elite, motivo unificador, crise do Estado e permissividade do mundo. As revoluções globais que não tenham pelo menos um desses fatores tendem a falhar.
É certo que, atualmente, as pessoas estão cada vez mais descontente devido a fatores como: falta de emprego, perda de seus bens, corrupções na politica, manipulação dos meios de comunicações, etc, e etc...
0 comentários:
Speak up your mind
Tell us what you're thinking... !