Você Acredita? - Do You Believe? - Fithos Lusec
Headlines News :
Home » , » Você Acredita? - Do You Believe?

Você Acredita? - Do You Believe?

Written By Fithoslusec on 3 de jan. de 2016 | 14:38:00


Você acredita? é um filme  Cristão de gênero dirigido por Jonathan M. Gunn e tem como elenco Ted McGinley, Mira Sorvino, Andrea Logan Branco, Lee Majors, Alexa PenaVega, Sean Astin, Madison Pettis, Cybill Shepherd, e Brian Bosworth. Foi lançado em 20 de março de 2015.
O filme começa com uma citação de abertura de Tiago 2:17. Um pastor (McGinley) é abordado por um pregador de rua a respeito de sua fé, o que provoca uma cadeia de eventos para doze pessoas diferentes, em direção a um evento cataclísmico. Alguns vão sobreviver, enquanto outros não, mas muitas vidas serão alteradas. Um casal de idosos que perdeu sua única filha. O pastor acima mencionado e sua esposa (Tracy Melchior) foram incapazes de conceber uma criança. A mãe (Sorvino) e jovem filha (Makenzie Moss) encontram-se sem abrigo, uma jovem enfermeira (Dominguez) e seu marido (Matthews) são pegos em um caso judicial que pode arruinar suas vidas. Uma jovem mãe (Pettis) é prestes a dar à luz. Um veterano de guerra (Soria) volta para casa com transtornos mentais. Uma jovem suicida (PenaVega) pede para ver seu pai e sentir-se amada novamente. Uma gangue de rua planeja um assalto  mal sucedido e em fuga, um dos membros (Shwayze) termina inesperadamente na igreja, enquanto estava correndo e se escondendo da polícia. A mensagem central para todos os envolvidos no drama é uma pergunta simples - "Você Acredita?"


Todos nós temos a tendência para um senso comum de achar e crer que tudo esteja, ou seja, relacionado a religião, crença, Deus e por aí vai. E quando nós nos colocamos em um mundo globalizado, cheio de informações e ideias que nos confronta com nossas crenças, valores espirituais, perdemos espaço para a fé. Há muitos filmes cristão que nos fazem colocar em situações complicadas colocando dúvidas para criticar e compreender, e sendo isso, necessário. É obvio que, quando um roteirista e um diretor, produz um filme, é para um público alvo. Todos os filmes trazem em sí uma carga diferenciada, sejam eles filmes cristão ou não. O filme "Heaven is for Real", nos apresenta Kelly Reilly como esposa de um pastor, e definitivamente, afirmo que ela não se enquadrou no papel, e o filme não foi tão consistente, mas, de certa forma, é um filme interessantíssimo. O filme "Facing the Giants" de Alex Kendrick é um filme ruim e mal construído, mas, que traz uma mensagem que nos afeta de uma forma sem igual. Filmes cristão não são necessariamente construídos sob uma proteção ou uma defesa cinematográfica. É óbvio que não há como discordar e não crer que visam lucros etc e tal. Assim como eu estou escrevendo estas linhas que visam um interesse comum. Mas, tais filmes cristão, trazem consigo uma mensagem, pra quem quer ouvi-la e principalmente pra quem a busca. Não é um filme mainstream que busca o pensamento ou gosto da maioria de um público alvo. O filme tem sua imagem construída ou preconcebida, definindo e limitando pessoas ou grupos de pessoas na sociedade. Sua aceitação é ampla e culturalmente difundida, e, pode vir a ser um grande motivador de crenças, valores morais ou éticos, ou espirituais, ou vir a ser um grande motivador de preconceito e discriminação ou vir a ser um alicerce profundo de fé.
O filme tem seus estereótipos, como todos os outros, mas principalmente pra construir a sua premissa. O "proselitismo" sempre vai existir. Afinal de contas é filme cristão e remete aos princípios e verdades que o cristianismo prega. O filme "Deus ex Machina" de  Alex Garlandé uma obviedade e um possível paralelo com as soluções improváveis que na Bíblia aparecem. Enfim, acho que há um certo preconceito velado com a temática, sobretudo por não compreenderem o que é fé ou religião e como ela, de fato, pode ser aplicada nos aspectos da vida de quem nela crê. Não é necessário ser um cristão para escrever sobre cristianismo, e incluo aqui todas as outras formas de religião presentes neste mundo. Falar ou escrever sobre religião, nos leva a vários patamares, nos leva a fé, ao crer ou não crer, ou o que diz em Hebreus 11. Há quem afirme que o filme "Deus não está morto" de  Harold Cronk seja um filme de baixa qualidade e cheio de estereótipos, mas afirmar que a industria cinematográfica cristã produzir filmes de qualidade o passo inicial seria você e eu, todos nós juntos responder a pergunta "Você acredita?"
Sim. Eu acredito.  O cinema tem excelente obras. Não é uma dificuldade insolúvel despertar e construir valores cristãos, comportamentos, despertar a fé e transmitir, mesmo que estejamos reunidos lendo e analisando a bíblia em conjunto e tendo em base a pergunta do filme, "Você Acredita?"
Você Acredita? O filme começa com uma grande questão, que muitas vezes é respondida por um simples conceito que nós acreditamos ser uma resposta: “Eu sou cristão”, embora o fato de ser cristão, pastor, espirita, ou seja lá oque você se denomina não responda essa importante pergunta, que é se você acredita na cruz de Cristo e em todo o seu amor. O filme começa com uma pequena descrição, um narrador explica o que você estará assistindo, em seguida somos apresentados a 12, sim isso mesmo, 12 personagens que estarão se envolvendo com esse amor tão grande que está implícito na cruz. Um deles é um pastor, outro um ex criminoso, uma mãe e filha despejadas de casa e  vários e vários personagens com problemas e que acabam se envolvendo com o amor de Cristo.
Você Acredita? apesar de contar com um elenco conhecido, possue uma excessiva carga melodramática e o tom demasiadamente catequético.Mas espera aí! "Você Acredita?"  é um filme totalmente catequético. O foco central do filme é esse. O pastor Matthew, interpretado por Ted McGinley, é o responsável por transmitir a palavra de Deus e conduzir com suas pregações o desenrolar da trama. Na tela vemos inúmeros milagres, arrependimentos e misericórdias divinas, que modificam os comportamentos dos personagens, porém, tornando os arcos narrativos estranhos, principalmente quando lembramos que se trata de um drama. Ao longo da narrativa, Você Acredita? separa os que se salvarão dos demais num tom puritano, como se apenas os escolhidos merecessem as graças, os milagres e, até, a própria vida. E isso é a pura verdade, totalmente verdade. Pois é isso a base do cristianismo. É a base da religião. Não é mesmo? Você acredita?. Eu Acredito.
O filme apresenta uma quantidade substancial de histórias paralelas devido as varias tramas acontecendo ao mesmo tempo. E é isso que lhe prende ao filme. E o filme caminha para um final que encerra de forma satisfatória a todas as tramas abertas durante o filme. Então o medo que poderia se tornar real de tantas histórias abertas não terem um fechamento, vai embora quando a cena em que amarra todas as histórias, muito bem dirigida e surpreendente por sinal, se mostra muito eficiente. O filme gira totalmente em cima da mensagem da cruz, é claro que ele iria para o lado da salvação e do milagre que ela trouxe, e é aqui que mora o grande trunfo do filme. Eu acredito que como cristão, a melhor parte desses filmes do gênero, é que toda vez que você vai assistir eles, será confrontado em alguma área da sua vida, o que lhe proporciona uma oportunidade de reflexão e mudança de atitude, e “Você Acredita?”, desempenha bem esse papel, pois deixa varias vezes o espectador em conflito diante de algumas situações. E o que mais brilha com o longa em questão é que além do auto-confronto existe a oportunidade de evangelizar alguém através desta ferramenta, pois como cristãos temos que estar sempre empenhados em levar a palavra que nos libertou, a palavra de Cristo, e quando temos essas oportunidades de poder apresentar a Cristo, com uma ferramenta mais comum do dia-a-dia dos não cristãos, como o cinema, não podemos perder essa oportunidade. No fim, “Você Acredita?” Consegue evangelizar e alimentar sua fé com sucesso. Encorajo você a ir ver este filme para uma auto reflexão que ele te propõe, e também por poder levar amigos e familiares como uma ferramenta de apresentar a mensagem da cruz a eles, e firmar que você acredita na mensagem que prega. Creio que o resultado será satisfatório para todos.
Eu  acredito que  a indústria cinematográfica terá qualidade crescente de filmes cristãos, mas para esses filmes continuarem crescendo em qualidade precisam de bases bíblicas reais e verdadeiras. O filme é muito rico em seus detalhes e em suas segundas mensagens indiretas contidas ao fundo das cenas e nas músicas. A trilha sonora é ótima, a banda “Newboys” que aparentemente também fechou contrato para todos os filmes.
Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

Google+

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Proudly powered by Blogger
Copyright © 2011. Fithos Lusec - All Rights Reserved
Original Design by Creating Website Modified by Adiknya