Riddick (Vin Diesel), o homem mais procurado da galáxia, foi abandonado à própria morte em um planeta habitado apenas por animais selvagens. Ele deseja retornar ao seu planeta natal, mas como não tem uma nave precisa encontrar um jeito de sobreviver neste ambiente inóspito. A situação muda quando dois grupos de mercenários chegam ao planeta separadamente, ambos com o objetivo de capturar Riddick. Conhecendo muito bem os perigos do local, Riddick passa a usá-los a seu favor na tentativa de conseguir uma das naves para si.
Alerta de Spoiler
Tecnicamente, eu vou estragar este filme para você. Então... se você não gosta de saber tudo antes de assistir o filme. Por favor não continue lendo. Não. Não irei expor tudo acerca do filme tudo, mas o suficiente para conhecer os principais elementos do enredo. Digo "tecnicamente" porque nada neste filme é de todo surpreendente, exceto que ele é terrivelmente decepcionante para qualquer fã de Riddick. Se você já conhece a história básica, novos personagens, etc e tal. O que se segue não é uma revisão no sentido tradicional. Não há "estrutura" aqui. Eu poderia escrever muitas coisas sobre este filme. Então, o que você verá a seguir é uma coleção de pensamentos, organizado. Você não tem que ler tudo isso se você não quiser.
Então vamos lá ok
Riddick (2013) é um filme que eu daria um prêmio de Prometheus. O que é um prêmio Prometheus? Basicamente, o prêmio que deve ser dado a cada sequencia de filmes a qual deveria ser um retorno pródigo que faz tudo errado, apesar de ter todas as oportunidades para fazê-lo muito bem. De Ridley Scott, Prometheus (a partir do qual o prêmio seria derivar o seu nome) é o epítome de não atender às expectativas. Você pode descobrir por que eu acho que aqui e aqui . A premissa de Riddick é esta:
Em algum momento depois de se tornar Lord Marshall dos Necromongers, um relutante líder Riddick decide caçar seu planeta natal. Riddick é traído pelos homens de Vaako e deixado para morrer em um planeta de enxofre. Mas Riddick sobrevive.
Enquanto tenta sobreviver neste mundo hostil (cheio de aliens e coisas), Riddick adota um filhote de cachorro, uma estranha criatura parecida com um cachorro. Explorando o planeta descobre um posto de abastecimento de mercenário. E então as coisas acontecem. Uma super-tempestade está chegando, e Riddick, por alguma razão, sabe que significa problemas (monstros alienígenas!) E decide acionar o sinal de emergência no posto avançado, acionando algumas armadilhas.
Riddick é como se fosse, ou é, duas pessoas diferentes dentro de sua cabeça. No início do filme, Riddick nos diz que ele foi preso no planeta de enxofre do inferno, porque ele essencialmente perdeu seu instinto animalesco (ou, em termos de pessoas normais). Então ele resolve mesmo, via monólogo interno, a redescobrir seu instinto animal para que ele não possa ser apunhalado pelas costas novamente. Tudo bem até agora. Mas o que a mente de Riddick estava matutando na verdade, era que ele queria ter o instinto animal de volta, ou quem sabe fazer ligações com outros seres vivos. Pode ser que esta narrativa seja perfeitamente aceitável sobre o desejo de Riddick em retornar aos seus antigos caminhos, mas depois ignora-lo completamente. Não que o personagem dele fosse manter seu poder como Lord Marshall, assim Riddick retorno às suas raízes como um assassino habilidoso faz um sentido total. Só que não é o que realmente acontece. Em vez disso, o primeiro ato de Riddick é capturar um filhote de cachorro louco para usar como cobaia e, pelo desenrolar do filme para ter uma companhia em sua permanência no planeta. E assim começa a versão de Riddick como um menino e seu cão . Nada disso seria um problema, exceto os monólogos interno desse Riddick nos diz que é exatamente o que ele não vai fazer . Assim é que Riddick está confuso sobre sua própria terminologia, ou que devemos assumir que a própria mente de Riddick é um narrador confiável? Esta é uma das muitas inconsistências lógicas no filme.
Na medida em que o filme mostra e demonstra o relacionamento de Riddick e seu cão , tornou-se claro que o cão estava destinado a morrer, (Pois é sempre assim na maioria dos filmes), e o filme dá aos seus personagens mercenários inúmeras oportunidades para o fazer. Nós devemos sentir suspense com o cão, obviamente, definido para ser sua morte, mas não porque sentimos para o cão (o único personagem que vale a pena se preocupar, honestamente), mas porque é suposto fazer alguma coisa de Riddick.
Riddick tem seus 15 segundos "Ao ver seu amigo morto", por apenas um momento, mas depois ele retorna ao seu antigo persona. Quando ele ameaça Santana com a morte, que é suposto acho que tem algo a ver com o fato de que Santana matou o cão, mas o diálogo é tão afetado que não há nenhuma maneira de nos separar "neste momento" a partir de qualquer outro momento na vida de Riddick. Ele sempre ameaça de morte e, em seguida, mata algum personagem.
Santana é um pedaço de merda Riddick sabe disso antes de Santana mata seu cão, então o que deveria ter sido uma grande oportunidade para Riddick ir um pouco fora dos trilhos com louco "você matou meu cachorro, então eu vou cortar a metade do seu rosto antes que eu te mate" era isso que ele deveria falar. Mas ele apenas diz "você morrer nos primeiros 5 segundos", dando outros personagens a oportunidade de dizer "que era cinco segundo" depois de Riddick matar Santana.
Basicamente, o que nós sabemos sobre Riddick dos dois filmes anteriores desaparece nesses momentos. Sabemos que ele não é apenas um assassino habilidoso. Ele também tem uma espécie de coração enterrado e, ocasionalmente, ele sai ou une de uma maneira emocionante. Aqui, tudo parece forçado e confuso, precisamente porque o Riddick que estamos realmente mostrando. O momento em que (Riddick e cão) tornam-se amigos, e isso não é realmente um spoiler em tudo, a resposta emocional é afetada. Ele não está lá. O que leva a escrita, o diálogo e a direção sobre As Crônicas de Riddick foi a sua vontade de se envolver em campo por causa da história. Não há nenhum ponto em que nós deveríamos ter e levar completamente este mundo a sério mesmo.
Perto do clímax "os monstros estão chegando..." seqüência final, os demais mercenários ficar em uma sala com Riddick, capturado e colocado em corrente. Johns interroga Riddick sobre seu filho que soaria interessante se não fosse o fato de que cada cinco palavras frase dita por qualquer personagem em qualquer ponto nesta cena é seguida por longos períodos de silêncio. Estes silêncios também pode ser interessante se os atores estavam fazendo algo que vale a pena olhar, mas eles estão apenas ali olhando. É isso aí. O momento deve ser tenso. Quando Riddick ameaça Santana, devemos ver a descrença (ou crença apavorado) em que Riddick está dizendo, jogou-se para o público, porque todos nós sabemos Santana está prestes a morrer. E que deve aparecer não apenas em seus rostos, mas no diálogo. Enérgico, o diálogo divertido. Pelo menos quando Riddick foi capturado, havia algo realmente acontecendo. A história. Uma conversa. Uma conversa muito assustador. Mas não é assim aqui. A cena toda arrasta sem fornecer qualquer tensão útil, porque ninguém parece saber o que está acontecendo, mas Riddick (o público não quer, na verdade), e ninguém parece se importar. O diálogo nunca escapa desse problema no filme. É artificial e desprovida da marca de humor mórbido, marca que fez os dois filmes anteriores muito divertido. A vida parece que deixou a franquia aqui, e isso é lamentável, dado o potencial para fazer algo novo .
The Chronicles of Riddick foi uma espécie de ópera espacial, e Riddick é um filme intermitente scifi-horror com um lado de pós-apocalipse, narrativa vingança e mau comentário sobre a natureza humana. Riddick se sente Como um filme cujo diretor perdeu o contato. E isso começa de baixo para cima. O script não sabe que tipo de história que deveria ser, e a história nunca apresenta originalidade. Riddick é quase literalmente o mesmo filme como Pitch Black em termos de sua trama global. Ao mesmo tempo, ele tenta ser um monte de outras coisas, mas a única história que realmente deve se preocupar é a repetição. E esse é o problema: não há nenhuma surpresa. Sabemos Riddick é um assassino habilidoso. Sabemos que ele vai matar algumas pessoas e, em seguida, alguns monstros e sair do planeta. Sabemos disso porque já vimos. Riddick realmente tenta nos dar algo mais para trabalhar, mas realmente tudo o que ele faz é arrancar um menino e seu cão por 45 minutos. Esse é o outro problema com o enredo. Pode ser clichê dentro de sua própria franquia, e pode apresentar-nos arrastando o diálogo em uma direção medíocre, mas é realmente apenas um maldito filme chato.
Não há tensão de Riddick. Nós não nos importamos com os mercenários, por isso, quando eles morrem, não importa (que é meia verdade, nós meio que se preocupam com um casal, mas principalmente nós não nos importamos porque eles não são as pessoas de qualquer maneira). Apesar de Riddick passa os primeiros 10 minutos tentando sobreviver em um mundo alienígena hostil, logo descobrir que, ele realmente vai ficar bem e voltar a matar de novo, então não há nenhuma tensão lá. Quando os alienígenas finalmente atacam, e algumas pessoas morrem, mas acontece de forma rápida e sem horror e preocupação. É talvez por isso que estou tão decepcionado com Riddick . Isso não é bom. É chato. Eu acho que é preciso um tipo especial de horrível para tirar um personagem como Riddick e torná-lo tão desinteressante ou não-atraente para assistir.
0 comentários:
Speak up your mind
Tell us what you're thinking... !